Topo

Leão mata cuidadora de 24 anos em zoológico dos Estados Unidos

31/12/2018 16h40

Miami, 31 dez (EFE).- Um leão do zoológico Conservators Center de Burlington (Carolina do Norte, EUA) matou no domingo uma mulher 22 de anos que limpava um dos espaços destinados a estes animais, indicou nesta segunda-feira o parque.

O leão, um macho de 14 anos chamado Maathai, foi sacrificado por agentes de emergência que compareceram ao local para resgatar o corpo da jovem, informou o zoológico em comunicado no Facebook.

A polícia local informou aos veículos de imprensa que previamente o animal tentou ser acalmado enquanto os agentes tentavam entrar no recinto para resgatar o corpo, mas decidiram abater o leão, de cerca de 270 kg, porque era impossível chegar à vítima.

Alexandra Black, que recentemente tinha iniciado um estágio no centro, trabalhava com uma equipe de limpeza em um espaço destinado aos leões quando o animal, que acreditava-se que estava fechado, conseguiu escapar e matou a jovem em um incidente no qual nenhuma outra pessoa ficou ferida.

"Quando nossas equipes de criação limpam grandes espaços destinados aos felinos, seguem um protocolo de segurança que implica transferir os animais para um espaço separado e assegurar que estão presos antes de os humanos entrarem no espaço adjacente", indicou o Conservators Center.

Em outro comunicado publicado no domingo, o zoolófgico explicou que a equipe é composta por "cuidadores de animais profissionalmente treinados" quando realizavam esta limpeza de "rotina".

Os zoológico, uma organização sem fins lucrativos que acolhe cerca de 90 animais de 20 espécies e recebe cerca de 16 mil visitantes por ano, assegura que está investigando o ocorrido e que permanecerá fechado até novo aviso.

Maathai era um macho de 14 anos que nasceu neste jardim zoológico pouco depois que sua mãe foi enviada em 2004 após o confisco assistido pelo Departamento de Agricultura americano de 14 leões e tigres que viviam em "condições inaceitáveis".

Black tinha realizado múltiplos estágios antes de entrar no Conservators Center, o mais recente no Wolf Park, em Battle Ground (Indiana).

Em mensagem na sua conta de Instagram, o centro indica que o leão ganhou esse nome em homenagem à Prêmio Nobel da Paz de 2004, a ecologista queniana Wangari Maathai.

O centro foi fundado em 1999 como uma "organização educativa sem fins lucrativos dedicada a dar um lar especializado para espécies de carnívoros selecionados", segundo consta no site da entidade. EFE