Topo

Deslizamento deixa pelo menos 9 mortos e 34 desaparecidos na Indonésia

01/01/2019 10h41

(Atualiza número de vítimas e acrescenta detalhes).

Bangcoc, 1 jan (EFE).- Pelo menos nove pessoas morreram e outras 34 estão desaparecidas por conta de um deslizamento que soterrou mais de 30 casas no oeste da ilha de Java, na Indonésia, informaram nesta terça-feira as autoridades locais.

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho, explicou em sua conta no Twitter que os trabalhos de resgate foram retomados após o deslizamento, ocorrido ontem à noite, no município de Sukabumi.

Quatro moradores ficaram feridos, enquanto outros 60 tiveram que ser evacuados diante do perigo de mais desmoronamentos.

"As equipes de emergência estão com dificuldade devido à quantidade de pessoas que apareceram para ver o desastre. As estradas são estreitas, o que fez com que o trabalho das equipes e das ambulâncias se retardasse", explicou Sutopo.

No meio da chuva e da lama, equipes de emergência estão trabalhando para encontrar sobreviventes ao lado de uma encosta soterrada pelo deslizamento, segundo um vídeo publicado pelo porta-voz em uma rede social.

Os desastres naturais são frequentes na Indonésia, que este ano sofreu com terremotos e tsunamis, os mais graves nas ilhas de Lombok, Celebes e no estreito de Sunda, com mais de 3.200 mortos.

Em 2018, a BNPB registrou no país mais de 430 deslizamentos de terra, que causaram 129 mortes. EFE