Topo

Motorista atropela pedestres durante celebração de Ano Novo no Japão

1.jan.2019 - Bombeiros conduzem trabalhos de resgate após motorista atropelar pedestes em Tóquio no Japão - Xinhua/Kyodo News
1.jan.2019 - Bombeiros conduzem trabalhos de resgate após motorista atropelar pedestes em Tóquio no Japão Imagem: Xinhua/Kyodo News

01/01/2019 07h18

Pelo menos nove pessoas ficaram feridas em Tóquio, no Japão, nesta terça-feira (1), quando um veículo dirigido por um jovem, que disse estar agindo deliberadamente em protesto contra a pena de morte, invadiu uma área de pedestres, informou a rede de televisão pública "NHK".

O sujeito foi identificado como Kazuhiro Kusakabe, 21 anos, que estava dirigindo um carro alugado na cidade de Osaka e com o qual entrou em uma rua do bairro de Shibuya, fechada ao tráfego por conta das celebrações da chegada do Ano Novo.

De acordo com a "NHK", uma das vítimas, um universitário de 19 anos, está internado em estado crítico. Entre os lesionados há adolescentes.

Shibuya é uma região de Tóquio onde costumam comparecer muitos japoneses para as celebrações do Ano Novo. O ataque ocorreu por volta da 0h10 (hora local).

Após o atropelamento, o motorista tentou fugir, mas foi capturado pela polícia.

Segundo a "NHK", o jovem disse aos policiais que tinha chegado a Tóquio, vindo de Osaka, para cometer um "ataque terrorista" em retaliação "contra o sistema de pena de morte", sem especificar qualquer execução especial.

Em 2018, 15 pessoas que foram executadas no Japão. Treze delas, integrantes da seita Verdade Suprema, receberam a pena de morte pela participação no ataque com gás sarin no metrô de Tóquio, em 1995.

Segundo a agência local "Kyodo", além dos oito atropelados uma outra pessoa ficou ferida levemente após ser agredida pelo motorista do veículo ele deixava o automóvel.