Topo

Presidente de Portugal se coloca na linha de frente da cooperação com Brasil

01/01/2019 20h16

Brasília, 1 jan (EFE).- O presidente de Portugal, o conservador Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou nesta terça-feira que seu país se encontra na "primeira linha" da cooperação com o Brasil, logo após participar da posse do novo presidente, Jair Bolsonaro.

"Para Portugal, tudo o que é importante para o Brasil é importante para nós", destacou Rebelo de Sousa depois de participar de uma recepção de gala oferecida por Bolsonaro às autoridades locais e estrangeiras no Palácio Itamaraty, sede da chancelaria brasileira.

Antes da posse, o presidente de Portugal se reuniu com Bolsonaro, a quem transmitiu o desejo de manter a colaboração entre ambos países, nos quais "há muito em comum".

Rebelo de Sousa disse também que Portugal está trabalhando para concluir as negociações de livre-comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, que se arrastam há mais de duas décadas, assim como um acordo entre o Brasil e o bloco europeu.

Acompanhado pela primeira-dama Michelle, Bolsonaro recebeu os representantes das delegações internacionais depois de tomar posse no Congresso, receber a faixa presidencial do já ex-governante Michel Temer e juramentar seus 22 ministros. EFE