Topo

Tailândia anuncia que coroação do rei Vajiralongkorn acontecerá em maio

01/01/2019 08h22

Bangcoc, 1 jan (EFE).- O Escritório da Casa Real da Tailândia anunciou nesta terça-feira que a coroação do rei Vajiralongkorn, que ascendeu ao trono em dezembro de 2016, vai acontecer a partir de 4 de maio e terá a duração de dois dias.

A coroação vai acontecer no dia 4 em cerimônia com membros da Família Real, do Conselho Privado do Rei, do Governo e dos funcionários de alta categoria, indicou o Escritório da Casa Real em comunicado.

Em 5 de maio as celebrações continuarão no palácio e o monarca desfilará em seu carro em Bangcoc, enquanto no dia seguinte vai acontecer um ato com súditos tailandeses e uma audiência com embaixadores de diversos países.

Vajiralongkorn Bodindradebayavarangkun, também conhecido como Rama X ao ser o décimo monarca da dinastia Chakri, assumiu a função depois da morte de seu pai, Bhumibol Adulyadej ou Rama IX, em 13 de outubro de 2016, que faleceu aos 88 anos.

O então o príncipe herdeiro pediu um período de luto para honrar a memória de seu pai antes de ser proclamado monarca.

Em cerimônia realizada no Palácio de Dusit, Vajiralongkorn foi proclamado rei da Tailândia em 1 de dezembro de 2016, com caráter retroativo desde o falecimento de seu pai, que foi proclamado monarca em 9 de junho de 1946 e coroado em 5 de maio de 1950.

O atual soberano viveu grande parte de sua vida no exterior desligado dos afazeres da Coroa e não herdou a popularidade de seu pai.

Desde sua ascensão ao trono, Vajiralongkorn fortaleceu seus poderes com a aprovação de várias reformas legais que, entre outros, puseram sob sua única autoridade o vasto patrimônio da Coroa e várias agências estatais responsáveis por sua segurança. EFE