Presidente de Portugal e defende acordo Mercosul-UE em reunião com Bolsonaro
Brasília, 2 jan (EFE).- O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, se reuniu nesta quarta-feira com o presidente Jair Bolsonaro e defendeu as negociações para um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE).
"Conversamos sobre a relação entre a UE e o Mercosul e sobre a necessidade de concluir esse acordo", negociado há quase duas décadas e que Portugal "considera muito importante para ambas as partes", disse Rebelo, que ontem esteve presente na cerimônia de posse de Bolsonaro.
O presidente português não quis comentar a posição de Bolsonaro, que manifestou seu desejo de discutir o papel do Mercosul, bloco integrado Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e expressou sua preferência por acordos comerciais bilaterais ao invés de multilaterais.
No entanto, Rebelo ressaltou que "o pragmatismo obriga a ter presente o que é útil, a ver além das relações bilaterais e a ver que os instrumentos multilaterais, ainda sem conteúdo ideológico, podem facilitar as exportações, o comércio, a circulação econômica e financeira".
Segundo o presidente português, a reunião com Bolsonaro foi "tanto formal como substancialmente boa" e permitiu a abordagem de outros assuntos, como a cooperação na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a situação dos cidadãos brasileiros que residem em Portugal. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.