Topo

Trump recebe carta de Kim Jong Un e admite disposição para 2ª reunião

02/01/2019 18h57

Washington, 2 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira ter recebido uma carta que classificou como "formidável", enviada pelo presidente da Coreia do Norte, Kim Jong Un, e garantiu estar disposto a realizar uma nova reunião de líderes.

Durante um encontro com seu Gabinete, no dia em que se completam 12 dias do fechamento parcial do governo, Trump avaliou que ele e Kim criaram uma relação muito boa, embora, tenha dito que não existe qualquer urgência para organizar a nova reunião.

O presidente americano afirmou ainda que, teria acontecido uma "guerra muito grande" na Ásia, se ele não se reunisse com o mandatário norte-coreano, em junho de 2018, com a intenção de reduzir as tensões entre os dois países.

A notícia da carta é divulgada depois que Kim tenha dito, no discurso de Ano Novo, que se os Estados Unidos não reduzisse as sanções políticas e econômicas contra a Coreia do Norte, ficaria obrigado a romper os laços com Washington.

O chefe de Estado do país asiático não especificou que medidas alternativas estava propondo, mas, em algumas ocasiões anteriores, ameaçou desenvolver o programa nuclear, como resposta as sanções americanas e das Nações Unidas.

"Sempre estarei pronto para me sentar de novo em qualquer momento com o presidente dos Estados Unidos, para fazer esforços que derivem em um resultado que poderia ser bem-vindo pela comunidade internacional", afirmou Kim. EFE