Topo

Aumenta para oito o número de mortos em acidente ferroviário na Dinamarca

03/01/2019 14h30

Copenhague, 3 jan (EFE).- Oito pessoas morreram e 16 ficaram feridas em um acidente ferroviário ocorrido ontem durante um temporal na ponte do Estreito de Grand Belt (centro da Dinamarca), informou nesta quinta-feira a polícia dinamarquesa.

A nova apuração aumentou em dois o número de mortos depois que as autoridades examinaram o trem acidentado durante toda a noite, informaram as autoridades, que descartaram mais mortes.

"Os danos eram tão grandes que foi difícil chegar à área mais danificada enquanto o trem estava na ponte. Depois ele foi levado para uma zona isolada onde os técnicos trabalharam para encontrar impressões digitais. A polícia já descartou que haja mais mortos", diz um comunicado.

Os mortos são três homens e cinco mulheres e quatro deles já foram identificados.

"Trabalhamos muito rápido para poder identificá-los. Estamos realizando um trabalho sob condições difíceis e usamos a arcada dentária e o DNA, já que muitos corpos têm danos severos. Estamos muito seguros da identidade de quatro", disse em entrevista coletiva Lars Bramhøj, inspetor chefe da polícia da região de Fiônia.

A polícia informou que vários acidentados permanecem internados no hospital de Odense (centro do país), mas não quis dar mais detalhes.

O trem acidentado viajava rumo a Copenhague desde Odense quando cruzou, por volta das 7h30 local (4h30, em Brasília), com outro de mercadorias que ia na direção contrária rumo à ilha de Fiônia e do qual algo se soltou e atingiu o primeiro, causando o acidente.

As autoridades ainda não divulgaram a causa exata do acidente, embora tenham encontrado mercadorias caídas sobre a via onde o trem circulava com 134 pessoas a bordo, delas 131 passageiros.

O trem de mercadorias transportava vasilhas retornadas da cervejaria dinamarquesa Carlsberg à fábrica que a empresa tem em Fredericia (oeste do país).

A ponte - que conecta as ilhas de Fiônia e Zelândia e é uma das principais vias de comunicação do país - permaneceu fechada ao tráfego durante algumas horas.

As autoridades dinamarquesas ativaram ontem o operativo nacional de alarme pelo acidente e pelo aumento do nível do mar provocado pelo temporal em algumas zonas.

Trata-se do maior acidente ferroviário em três décadas na Dinamarca, desde que em 1988 oito pessoas morreram e 72 ficaram feridas quando um trem saiu da via em Sorø (leste).

O temporal "Alfrida" provocou ontem alterações no tráfego, assim como um aumento do nível da água em várias partes do país, enquanto a ponte do Estreito do Sund, que une Copenhague com Malmö (Suécia), ficou fechada por várias horas. EFE