Topo

Bombardeio da coalizão mata 11 civis no nordeste da Síria

03/01/2019 18h36

Cairo, 3 jan (EFE).- Pelo menos 11 civis morreram em decorrência de um bombardeio da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos em uma área do nordeste da Síria controlada pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), informou nesta quinta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG detalhou que entre os mortos há cinco menores e advertiu que o número de mortos pode aumentar, uma vez que há feridos em estado grave.

O ataque aconteceu ontem à noite contra a região de Al Shaafa, situada ao leste do rio Eufrates em sua passagem pela província de Deir Zor e um dos últimos territórios controlados pelos jihadistas na Síria.

O Observatório destacou que as Forças da Síria Democrática (FSD), milícias integradas majoritariamente por curdos e aliadas da coalizão, lançaram hoje dezenas de projéteis contra as áreas ainda sob controle do EI no leste de Deir Zor, no nordeste da Síria.

Além disso, a aviação da aliança continuou no dia de hoje os bombardeios contra os redutos dos jihadistas ao leste do Eufrates.

Mais de mil civis conseguiram escapar hoje dos territórios dominados pelos radicais e alvo dos ataques terrestres e aéreos, segundo a ONG, que calcula que um total de 12.450 pessoas fugiram dessas áreas desde dezembro.

O EI ainda controla algumas áreas e localidades nesta região da Síria, depois de ter perdido a maior parte dos seus domínios para as FSD, que recebem o apoio dos aviões da coalizão e, até o momento, de forças americanas no terreno. EFE