Democrata Nancy Pelosi é eleita presidente da Câmara dos EUA
Washington, 3 jan (EFE).- A democrata Nancy Pelosi foi eleita nesta quinta-feira presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, cargo que já ocupou entre 2007 e 2011, depois que seu partido recuperou o controle dessa Casa nos pleitos legislativos de novembro do ano passado.
A veterana representante da Califórnia, de 78 anos, somou 220 votos, dois a mais que os 218 necessários para se tornar a nova presidente da Câmara, superando o candidato republicano, Kevin McCarthy, que recebeu 192.
Dois integrantes da Câmara não votaram, 18 emitiram seu voto a favor de outras pessoas e três legisladores apenas confirmaram presença.
Sob a liderança de Pelosi e após recuperar o controle da Câmara, os democratas terão a oportunidade agora de abrir investigações sobre o Executivo através de diferentes comitês da Casa, como o judicial.
Dessa forma, Pelosi planeja enfrentar Trump em diferentes frentes, desde investigar as mortes de crianças imigrantes sob a custódia dos EUA até exigir as declarações de impostos do presidente.
Ao mesmo tempo, os senadores juraram seu cargo diante do vice-presidente americano, Mike Pence, e Mitch McConnell foi confirmado como o líder da maioria republicana do Senado. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.