Câmara aprova recursos para reabrir governo, mas sem verba para o muro
Washington, 4 jan (EFE).- A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, liderada pela democrata Nancy Pelosi, aprovou na quinta-feira projetos de financiamento para encerrar o fechamento parcial do governo, mas não inclui os recursos para a construção do muro na fronteira e que agora passará ao Senado.
Com uma votação de 239 a 192, os legisladores aprovaram uma lei de gastos de curto prazo para financiar o Departamento de Segurança Interna (DHS) até o dia 8 de fevereiro.
Outro conjunto de recursos para seis agências até o dia 30 de novembro foi aprovado com uma votação de 241 a 190.
As iniciativas vão agora para o Senado, com maioria republicana, por isso os analistas acreditam que não serão aprovadas na Câmara Alta.
Em entrevista coletiva após sua eleição como presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi classificou o muro proposto pelo presidente Donald Trump, como "um desperdício de dinheiro".
Por sua vez, o vice-presidente do país, Mike Pence, afirmou à emissora "Fox" que "se não houver muro, não haverá acordo".
O governo entrou no último dia 22 de dezembro em seu terceiro fechamento parcial desde que Trump chegou ao poder, depois que republicanos e democratas no Congresso não alcançaram um acordo nas negociações.
O ponto de discordância é a exigência de Trump de que o projeto orçamentário inclua uma verba de mais de US$ 5 bilhões para financiar o muro na fronteira entre seu país e o México. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.