Guarda Costeira da Turquia resgata 44 migrantes que tentavam chegar à Grécia
Istambul, 4 jan (EFE).- Equipes da Guarda Costeira da Turquia resgataram nesta sexta-feira 44 migrantes africanos que deixaram o litoral turco rumo à ilha grega de Lesbos em um bote inflável, informou a agência turca "Anadolu".
Os migrantes tinham zarpado na noite de ontem com um bote inflável desde a cidade de Ayvalik, na Turquia, que fica a aproximadamente 20 quilômetros de distância de Lesbos.
Os fortes ventos obrigaram os migrantes a buscar refúgio em uma ilhota rochosa, desde onde pediram ajuda aos gritos a um pescador que avisou a polícia turca.
Três embarcações da Guarda Costeira resgataram os 44 naufrágos de madrugada e os levaram a Ayvalik, onde foi proporcionada ajuda humanitária, enquanto uma mulher grávida foi transferida, de forma preventiva, ao hospital local.
Segundo a "Anadolu", os migrantes eram oriundos da África do Sul, Senegal, Congo, Mali e Palestina.
Embora a migração da Turquia às ilhas gregas tenha reduzido desde 2015, no ano passado registrou um leve aumento, de acordo com os números da Guarda Costeira turca.
Esta instituição de vigilância marítima resgatou 26.678 migrantes em 2018 (a grande maioria no Mar Egeu), frente aos 21.937 em 2017, e registrou a morte de 96 pessoas afogadas na tentativa de chegar às ilhas gregas.
Só nos três primeiros dias de 2019, as equipes salvaram 94 pessoas em rota à Grécia. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.