Topo

Milhares de palestinos protestam em Gaza contra bloqueio israelense

04/01/2019 16h28

Gaza, 4 jan (EFE).- Milhares de palestinos participaram nesta sexta-feira na fronteira de Gaza de uma nova jornada de protestos, a primeira do ano, contra o bloqueio israelense e para reivindicar o direito ao retorno dos refugiados.

Sob o nome "Resistência à normalização", os palestinos realizaram a 41ª sexta-feira de mobilizações da campanha "Grande Marcha do Retorno", em uma jornada na qual foram lançados três balões incendiários contra Israel (tática que provocou centenas de incêndios e calcinou campos de cultivo) e vários palestinos tentaram danificar a cerca divisória e atravessá-la, informaram meios de comunicação locais.

Alguns manifestantes deslocados à fronteira leste de Gaza queimaram pneus e lançaram pedras e artefatos explosivos contra os soldados israelenses ali postados, que usaram gás lacrimogêneo e munição real para dispersá-los, segundo assinalaram fontes do exército israelense.

Pelo menos 15 pessoas, entre elas uma menor e três paramédicos, ficaram feridas, segundo o porta-voz do Ministério de Saúde palestino, Ashraf al Qedra, que cifrou em mais de 240 o número de palestinos mortos e em 25.000 os feridos desde que começaram as manifestações.

Israel acusa o movimento islamita Hamas, que controla Gaza desde que tomou violentamente o poder do enclave em 2007, de instrumentalizar as mobilizações para se aproximar da cerca divisória, danificá-la, infiltrar-se no seu território e cometer ataques. EFE