Topo

Noruega suspende busca por quatro esquiadores desaparecidos após avalanche

04/01/2019 14h10

Copenhague, 4 jan (EFE).- As autoridades norueguesas deram nesta sexta-feira por mortos quatro esquiadores, uma sueca e três finlandeses, desaparecidos na quarta-feira em uma região montanhosa ao norte do país onde foram detectadas várias avalanches.

A decisão de suspender a ação de salvamento foi tomada depois dos avisos de novas avalanches na região onde os esquiadores desapareceram.

"Isto confirma nossas suspeitas de que foram soterrados por avalanches. Passaram-se 38 horas desde que ocorreu o primeiro deslizamento de neve e sabendo que eles foram atingidos, já não consideramos provável que tenham sobrevivido", disse hoje em entrevista coletiva a chefe de polícia do distrito de Tromse, Astrid Nilsen.

As autoridades decidiram mudar as caraterísticas da operação iniciada há dois dias de ação de resgate para busca de corpos.

Os quatro desaparecidos foram vistos pela última vez na quarta-feira às 14h local (11h, em Brasília) em uma área montanhosa de Tromse.

Outra pessoa que fazia parte do grupo foi quem deu o aviso horas depois à polícia norueguesa.

A operação de resgate foi limitada pelas duras condições meteorológicas na região, com ventos e fortes nevascas que impediram durante horas o acesso de aviões de reconhecimento. EFE