Topo

Centenas de civis fogem do Estado Islâmico no leste da Síria

05/01/2019 21h07

Cairo, 5 jan (EFE).- Mais de 350 civis foram resgatados por um grupo integrado às Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança liderada por curdos e apoiada pelos Estados Unidos, de uma cidade sob o domínio do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na província de Deir ez-Zor, no leste da Síria.

"Mais de 350 civis foram libertados pelas unidades do Conselho Militar de Manbij", indicou o escritório das FSD em comunicado, que acrescentou que essas pessoas estavam sendo "usadas como escudos humanos" pelos jihadistas na cidade de Al-Safa.

O Conselho Militar de Manbij é integrado por combatentes locais e atua dentro do guarda-chuva das FSD, que realizam uma ofensiva desde 2017 contra os extremistas, encurralados na parte leste do Rio Eufrates. De acordo com a nota divulgada, os civis foram resgatados em duas rodadas e levados a "zonas seguras", sem dar detalhes sobre o estado das pessoas.

Mais de 1 mil civis conseguiram escapar dos territórios dominados pelos radicais e alvo de ataques terrestres e aéreos no leste da Síria, de acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, que calcula que 12.500 pessoas fugiram dessas regiões desde dezembro do ano passado.

O EI ainda controla algumas áreas nesta região da Síria, apesar de ter perdido a maior parte dos seus domínios para as FSD, que recebem o apoio dos aviões da coalizão e, até o momento, de forças americanas. EFE