Topo

Milhares de "coletes amarelos" participam de manifestação em Paris

05/01/2019 13h13

Paris, 5 jan (EFE).- Milhares de "coletes amarelos" participaram neste sábado em Paris de uma manifestação, o oitavo consecutivo de protestos na França, com alguns enfrentamentos entre participantes e forças da ordem.

Os primeiros distúrbios ocorreram nas proximidades da uma delegacia próxima ao Rio Sena, pouco depois das 14h local (11h, em Brasília), ao início da manifestação entre a Câmara Municipal e a Assembleia Nacional.

A polícia respondeu com gás lacrimogêneo ao lançamento de pedras e garrafas por parte de manifestantes encapuzados.

Cerca de 40 minutos mais tarde, os agentes voltaram a recorrer aos gás lacrimogêneo e aos cassetetes quando dezenas de "coletes amarelos" trataram de atravessar um das pontes do Sena, fora do itinerário marcado para a manifestação.

Além destes fatos pontuais, a maioria dos participantes marchou em um ambiente de tranquilidade, frente a um dispositivo das forças da ordem discreto, longe das cenas de guerrilha urbana vividas em particular no último sábado de novembro e no primeiro de dezembro.

Alguns deles cantavam mensagens contra o presidente francês, como (Emmanuel) "Macron, renuncia".

O nome do líder também aparecia em alguns cartazes, com palavras de ordem como "O rei Macron dá migalhas aos mendigos".

Nesta manhã, centenas de "coletes amarelos" participaram de outra manifestação entre a avenida dos Champs Élyseés, onde tinham convocado uma concentração, e a praça da Bolsa, que se desenvolveu sem atos violentos e sem confrontos com a polícia.

Houve manifestações do movimento pela manhã em outras cidades da França.

Segundo a emissora France Info, havia entre 1.200 e 1.400 pessoas em Ruan (norte do país), cerca de 600 em Palais (sudoeste) e ao redor de 400 em Grenoble (leste). EFE