Topo

Hasina toma posse como primeira-ministra de Bangladesh pela 3ª vez seguida

07/01/2019 09h24

Daca, 7 jan (EFE).- A líder da Liga Awami, Sheikh Hasina, prestou juramento nesta segunda-feira como primeira-ministra de Bangladesh pelo terceiro mandato consecutivo, junto a um gabinete ministerial formado por 47 membros, após as eleições de 30 de dezembro, que foram marcadas por atos violentos e denúncias de fraude.

A dirigente e seu gabinete fizeram o juramento diante do presidente bengalês, Abdul Hamid, na sua residência oficial em Daca, depois que as urnas lhes ratificaram para um novo período com 288 das 300 cadeiras em disputa.

Hasina deixou fora do seu novo gabinete de ministros parte dos políticos que formaram o governo anterior e também não incluiu nesta ocasião membros dos partidos aliados à governamental Liga Awami.

A primeira-ministra ainda se reservou as pastas de Administração Pública, Defesa, Energia e Recursos Minerais e o Ministério de Assuntos da Mulher e das Crianças.

O maior partido da oposição, o Partido Nacionalista de Bangladesh (BNP) da ex-primeira-ministra Khaleda Zia, presa após ser condenada a 17 anos por corrupção, obteve apenas sete cadeiras nas eleições.

Os legisladores eleitos da coalizão opositora liderada pelo BNP, a Frente Jatiya Oikya, se negaram a jurar seus cargos como parlamentares na quarta-feira passada ao qualificar o pleito de "farsa" e pediram a repetição da votação em meio a acusações de fraude eleitoral.

A jornada eleitoral deixou 17 mortos em todo o país, aos quais se somam mais duas pessoas que perderam a vida em confrontos entre partidários de legendas rivais. EFE