Topo

Israel bombardeia Gaza após lançamento de projétil contra seu território

07/01/2019 08h18

Jerusalém, 7 jan (EFE).- A Força Aérea de Israel disparou nesta segunda-feira contra alvos militares na Faixa de Gaza como resposta ao lançamento de um projétil proveniente do enclave que foi interceptado, informou o exército.

As sirenes antiaéreas soaram depois das 3h (horário local, 23h de domingo em Brasília) na cidade de Ashkelon e o sistema de defesa antimísseis Cúpula de Ferro foi ativado para interceptar um projétil lançado de Gaza.

"Como resposta, caças das Forças de Defesa de Israel e um helicóptero de ataque dispararam contra alguns alvos terroristas do Hamas" no norte da Faixa, detalhou o exército em comunicado.

O exército responsabiliza o movimento islamita Hamas - governante de fato em Gaza desde que em 2007 expulsou os membros do partido nacionalista Fatah, fiéis ao presidente palestino, Mahmoud Abbas - por todos os incidentes provenientes do seu território.

O lançamento do projétil ocorreu horas depois de Israel atacar dois postos de observação do Hamas na zona leste de Gaza, em Khan Yunis, como resposta a explosivos lançados ao sul de Israel desde o enclave, que está submetido a um bloqueio de Israel desde que o Hamas tomou o poder.

Os explosivos, montados sobre um aparelho de aeromodelismo similar a um drone de grandes dimensões, atado a vários balões, foram lançados de Gaza e caíram em um campo da região de Sdot Neguev, perto da cerca de separação entre a Faixa e Israel, onde foram detonados por forças de segurança sem causar danos, segundo informações da polícia.

Até o momento não foram registrados mortos ou feridos nem em Gaza nem em Israel. EFE