Acordo do Brexit será votado na próxima terça-feira após 5 dias de debate
Londres, 8 jan (EFE).- O acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) proposto pelo governo britânico será votado na Câmara dos Comum na próxima terça-feira, depois de cinco dias de debate, confirmou nesta terça-feira um porta-voz da primeira-ministra Theresa May.
O porta-voz indicou que o ministro do Brexit, Stephen Barclay, será o encarregado de inaugurar amanhã na Câmara o debate sobre o texto, que suscita oposição tanto dentro como fora do governante Partido Conservador.
A expectativa é que a própria May encerre as deliberações com um discurso no próprio 15 de janeiro durante a noite, logo antes que os deputados votem o tratado, no que se prevê que seja uma intensa jornada parlamentar.
Os parlamentares estão à espera que o Executivo detalhe as concessões que obteve de Bruxelas para melhorar o texto, cujo rejeição obrigou May a cancelar uma primeira votação fixada para 11 de dezembro.
A líder conservadora se reuniu hoje com seus ministros em plena campanha para obter apoios para o acordo, que regula o custo da saída e os direitos dos comunitários, assim como uma polêmica cláusula de segurança para evitar uma fronteira física na ilha da Irlanda à revelia de um pacto comercial bilateral.
Como parte desta estratégia, May organizou nesta segunda-feira na sua residência oficial de Downing Street uma recepção para dar atenção especial a seus colegas "tories" e aos seus parceiros parlamentares do norte-irlandês do Partido Democrático Unionista (DUP), entre outros atos programados para esta semana. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.