Topo

Canadá realizou reunião secreta com a Coreia do Norte em Ottawa

08/01/2019 21h59

Toronto, 8 jan (EFE).- O Canadá organizou em setembro do ano passado uma reunião secreta com funcionários do alto escalão do regime da Coreia do Norte para discutir a desnuclearização do país e violações dos direitos humanos.

As informações sobre o encontro foram reveladas nesta terça-feira pela emissora pública canadense "CBC". Participaram da reunião, que teve aval dos Estados Unidos, cinco representantes do governo de Kim Jong-un, que ficaram em Ottawa por dois dias.

Um funcionário do governo canadense disse à "CBC" que os representantes norte-coreanos foram pressionados quanto à desnuclearização. Além disso, o Canadá expressou sua preocupação sobre a situação dos direitos humanos no país.

O Ministério das Relações Exteriores do Canadá afirmou que a reunião secreta não representa uma mudança na posição do país nas relações diplomáticas com o regime de Kim Jong-un.

O Canadá tem se destacado pelas ações para pressionar as autoridades norte-coreanas. Em janeiro do ano passado, o governo local organizou uma cúpula, com presença dos países aliados que participaram da Guerra da Coreia entre 1950 e 1953, para discutir medidas contra Pyongyang.

Na agenda da reunião, realizada no meio de crescentes tensões entre Coreia do Norte e EUA pelos testes balísticos promovidos por Kim Jong-un e pela retórica agressiva de Donald Trump, estava a possibilidade de impor um bloqueio marítimo ao país.

Mais tarde, Trump decidiu se reunir com Kim e anunciou medidas de distensão com a Coreia do Norte. EFE