Topo

Conexão com internet é restabelecida no Gabão após tentativa de golpe

08/01/2019 11h35

Libreville, 8 jan (EFE).- A conexão com a internet foi restabelecida nesta terça-feira no Gabão, depois de permanecer cortada desde ontem devido ao aparente golpe de Estado frustrado que buscava derrubar o presidente Ali Bongo Ondimba.

O governo ordenou o corte na conexão pouco depois desta tentativa de sublevação, por volta das 8h (horário local, 5h de Brasília) da segunda-feira, segundo a ONG Internet Sem Fronteiras (ISF), e a restabeleceu mais de 24 horas depois, de acordo com a imprensa local.

Os alarmes soaram neste pequeno país petroleiro do litoral oeste da África Central, que a família Bongo dirige há mais de cinco décadas, no começo da manhã de ontem, quando um grupo de militares sublevados se amotinou na rádio estatal na capital Libreville, com o propósito de "salvar a democracia".

O suposto líder da tentativa golpista, o tenente Kelly Ondo Obiang, foi detido pouco depois em uma operação na qual dois de seus soldados rebeldes foram abatidos.

Obiang, à frente do até agora desconhecido Movimento da Juventude Patriótica das Forças de Defesa e Defesa do Gabão (MPJFDS), questionou a capacidade do presidente Ali Bongo para continuar no comando do país.

Bongo se encontra em Rabat, onde continua seu processo de recuperação desde que foi internado no último dia 24 de outubro na Arábia Saudita por "fadiga severa", segundo informou a presidência, apesar de alguns meios de comunicação terem assegurado depois que teria sofrido um derrame.

O presidente gabonês segue sem pronunciar-se publicamente sobre este incidente armado, cujo alvo era sua figura, mas segue a situação do seu país em uma residência privada em Rabat, segundo informaram à Agência Efe fontes da embaixada do Gabão em Marrocos. EFE