Topo

Incêndio de petroleiro deixa 1 morto e 2 desaparecidos em Hong Kong

08/01/2019 07h30

Hong Kong, 8 jan (EFE).- Pelo menos uma pessoa morreu e outras duas permanecem desaparecidas depois que um petroleiro se incendiou nesta terça-feira ao sul da ilha de Lamma, uma das principais de Hong Kong, informou o jornal "China Morning Post".

Segundo o jornal, o incêndio aconteceu a bordo da embarcação de bandeira vietnamita Aulac Fortune, que transportava querosene, por volta das 11h30 (horário local, 1h30 de Brasília).

Após a explosão, parte da tripulação saltou ao mar e, por enquanto, as equipes de salvamento marítimo puderam resgatar 23 pessoas, além de recuperar o corpo de um dos seus companheiros.

"Senti duas fortes explosões quando estava no ônibus", disse à Agência Efe Juan Mas, um espanhol residente da ilha de Launtau, próxima ao local do incidente.

"Pensei que tinha havido um terremoto! Quando ouvimos helicópteros, nos demos conta que algo tinha ocorrido. Uma espessa nuvem negra podia ser vista daqui", acrescentou Mas.

Partes do sul de Lamma, local do incidente, estão protegidas pela presença de tartarugas verdes, uma espécie altamente ameaçada. Além disso, as águas de Hong Kong também abrigam uma colônia de golfinhos brancos em perigo crítico de extinção.

O petroleiro Aulac Fortune, construído em 2010, é uma embarcação de mais de 17.000 toneladas e 144 metros de comprimento.

O navio chegou ao litoral de Hong Kong pelas águas do delta do rio das Pérolas procedente da cidade chinesa de Dongguang, na província meridional de Cantão, de onde zarpou ontem. EFE