Kim Jong-un faz visita oficial à China
Seul, 8 jan (EFE).- O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, está na China para se encontrar com o presidente do gigante asiático, Xi Jinping, informou nesta terça-feira a agência sul-coreana de notícias "Yonhap".
Kim viajou com sua esposa, Ri Sol-ju, para China, em uma visita que se estenderá até a próxima quinta-feira, convidado pelas autoridades de Pequim, segundo relatos da mídia estatal norte-coreana, citadas pela "Yonhap".
A visita de Kim, que hoje completa 36 anos de idade, foi confirmada horas depois de surgirem rumores sobre sua possível viagem à China, por conta do misterioso trajeto de um trem que cruzou a fronteira transportando um alto funcionário do regime de Pyongyang.
A viagem de Kim, confirmada também pela agência chinesa "Xinhua" e que representa a quarta visita do líder norte-coreano ao país vizinho desde o ano passado, faz pensar que o encontro poderia ser o prelúdio de uma segunda reunião entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para continuar falando sobre a desnuclearização.
A primeira reunião realizada entre Kim e Xi Jinping, em Pequim, no ano passado, aconteceu exatamente nas mesmas datas e antecedeu a participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em PyeongChang (Coreia do Sul), evento que abriu as portas para a aproximação entre Pyongyang e a comunidade internacional.
Os outros dois encontros com Xi, em Dalian e Pequim, em maio e junho, respectivamente, chegaram justamente depois das cúpulas que Kim realizou com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e com o próprio Trump, em Singapura.
Desde aquela reunião de Singapura, onde EUA e Coreia do Norte concordaram em trabalhar para a desnuclearização do regime norte-coreano em troca de que Washington garanta a sobrevivência do mesmo, o diálogo mal avançou devido à falta de um roteiro para o processo de desarmamento. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.