Topo

Kim Jong-un faz visita oficial à China

08/01/2019 00h08

Seul, 8 jan (EFE).- O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, está na China para se encontrar com o presidente do gigante asiático, Xi Jinping, informou nesta terça-feira a agência sul-coreana de notícias "Yonhap".

Kim viajou com sua esposa, Ri Sol-ju, para China, em uma visita que se estenderá até a próxima quinta-feira, convidado pelas autoridades de Pequim, segundo relatos da mídia estatal norte-coreana, citadas pela "Yonhap".

A visita de Kim, que hoje completa 36 anos de idade, foi confirmada horas depois de surgirem rumores sobre sua possível viagem à China, por conta do misterioso trajeto de um trem que cruzou a fronteira transportando um alto funcionário do regime de Pyongyang.

A viagem de Kim, confirmada também pela agência chinesa "Xinhua" e que representa a quarta visita do líder norte-coreano ao país vizinho desde o ano passado, faz pensar que o encontro poderia ser o prelúdio de uma segunda reunião entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para continuar falando sobre a desnuclearização.

A primeira reunião realizada entre Kim e Xi Jinping, em Pequim, no ano passado, aconteceu exatamente nas mesmas datas e antecedeu a participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em PyeongChang (Coreia do Sul), evento que abriu as portas para a aproximação entre Pyongyang e a comunidade internacional.

Os outros dois encontros com Xi, em Dalian e Pequim, em maio e junho, respectivamente, chegaram justamente depois das cúpulas que Kim realizou com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e com o próprio Trump, em Singapura.

Desde aquela reunião de Singapura, onde EUA e Coreia do Norte concordaram em trabalhar para a desnuclearização do regime norte-coreano em troca de que Washington garanta a sobrevivência do mesmo, o diálogo mal avançou devido à falta de um roteiro para o processo de desarmamento. EFE