Topo

Pompeo reforça compromisso de derrotar EI apesar da retirada de tropas

08/01/2019 13h46

Amã, 8 jan (EFE).- O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, expressou nesta terça-feira na Jordânia o compromisso dos Estados Unidos de derrotar o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) apesar da decisão de retirar suas tropas da Síria.

Pompeo afirmou que a decisão de retirar as tropas da Síria "não impacta em nada" na capacidade de combater o terrorismo e ressaltou que seu país está "firmemente comprometido" com a derrota do EI, grupo que considerou "a principal ameaça" para o Oriente Médio, unido à revolução "islâmica" do Irã.

"A batalha continua", disse Pompeo em uma breve entrevista coletiva conjunta com o ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, na primeira reunião da sua viagem pelo Oriente Médio.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a saída das tropas americanas da Síria em dezembro do ano passado, durante uma conversa por telefone com seu homólogo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Na entrevista coletiva em Amã, o secretário de Estado também prometeu que nos próximos dias "e semanas" os Estados Unidos vão "redobrar" seus esforços diplomáticos e comerciais "para pôr uma pressão extra no Irã" com o objetivo de forçar-lhe a "se comportar como um país normal".

Pompeo começou hoje na Jordânia uma viagem de uma semana que lhe levará também a Egito, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Catar, Arábia Saudita, Omã e Kuwait.

Entre outras questões, Pompeo deve abordar temas regionais como as atividades do Irã nos países árabes, os conflitos na Síria e no Iêmen, a crise diplomática dos países do Golfo Pérsico com o Catar e o andamento da investigação sobre o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi. EFE