Espanha resgata 188 imigrantes que tentavam chegar ao país pelo mar
Málaga (Espanha), 9 jan (EFE).- O serviço de salvamento marítimo da Espanha recuperou nas últimas horas 188 imigrantes irregulares de origem subsaariana que tentavam chegar ao litoral do sul do país em três embarcações procedentes do norte da África.
Todos eles foram resgatados por uma embarcação do serviço de salvamento marítimo no Mar de Alborão, informaram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes dos serviços de resgate.
As pessoas resgatadas, entre elas 32 mulheres e cinco crianças, serão transferidas ao porto de Málaga.
Além disso, a polícia espanhola informou hoje que oito integrantes de uma rede dedicada a introduzir imigrantes no litoral espanhol foram detidos, entre eles os principais responsáveis da organização na Espanha.
A rede se encarregava da captação e do alojamento dos imigrantes, da cobrança de tarifas, da obtenção de embarcações e de pilotos, e aproveitava a saída destas do Marrocos para o tráfico de drogas.
Segundo a investigação, os detidos cobravam aproximadamente 2 mil euros por pessoa, com lucro de aproximadamente 25 mil euros por embarcação.
Os suspeitos são responsáveis, supostamente, pela chegada de mais de 500 imigrantes desde agosto do ano passado aos litorais de Cádiz e Almeria, no sul da Espanha, principalmente de origem norte-africana.
No ano passado, chegaram ao país 64.298 imigrantes irregulares, um número 131% maior que em 2017, segundo dados provisórios do Ministério do Interior espanhol. De todos eles, a grande maioria (57.498) chegou ao país pelo mar. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.