Topo

Malásia detém 3 pessoas por insultar rei após abdicação

09/01/2019 10h10

Bangcoc, 9 jan (EFE).- A polícia da Malásia deteve três pessoas sob a acusação de insurreição depois que os mesmos insultaram nas redes sociais o rei Muhammad V, que anunciou sua abdicação no domingo por causas que não foram detalhadas, informaram nesta quarta-feira fontes policiais.

As detenções de dois homens de 27 e 46 anos, e de uma mulher de 26 anos aconteceram ontem, afirmou o inspetor-geral da polícia malaia, Mohamad Fuzi.

"As detenções ocorreram depois que recebemos várias denúncias sobre usuários que publicaram nas redes sociais comentários ofensivos contra o sultão", indicou o oficial em comunicado divulgado no Twitter.

Os acusados serão processados sob a lei de insurreição, com penas que vão de cinco a 20 anos de prisão.

Fuzi recomendou aos usuários das redes sociais "prudência" em suas declarações em torno da abdicação do monarca e que possam promover uma "percepção negativa" da instituição real.

Muhammad V, sultão de Kelantan, anunciou no domingo, de surpresa e sem apresentar qualquer motivo, sua renúncia à coroa, um cargo rotativo que assumiu em 13 de dezembro de 2016.

A Constituição estabelece que o rei, que ostenta o cargo de comandante em chefe das forças armadas e cuja principal função é representar o país em atos oficiais, é indicado a cada cinco anos entre os nove sultões da Malásia de forma rotativa.

No dia 24 de janeiro os sultões da Malásia se reunirão para decidir quem assumirá o cargo e o futuro monarca será proclamado no dia 31. EFE