Topo

Autoridades encontram 20 corpos, 17 deles carbonizados, no nordeste do México

10/01/2019 11h57

Reynosa (México), 10 jan (EFE).- As autoridades do México localizaram 20 corpos, 17 deles carbonizados dentro de veículos, na cidade de Miguel Alemán, no estado de Tamaulipas, no nordeste do país, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais.

O fato aconteceu ontem na zona rural da cidade de Miguel Alemán, perto da fronteira com os Estados Unidos, detalhou o Ministério Público estadual.

Efetivos do exército e das forças de segurança estaduais informaram sobre a descoberta "de 17 corpos sem vida carbonizados e outros três sem carbonizar, além de quatro caminhonetes e um automóvel sedã incinerados", acrescentaram as autoridades mexicanas em um comunicado.

De acordo às primeiras investigações, na manhã de ontem ocorreu um forte enfrentamento armado na área entre grupos rivais do crime organizado que lutam pelo controle do tráfico de drogas e de imigrantes ilegais por Ciudad Mier e Miguel Alemán, localidades que fazem parte da região conhecida como 'Fronteira Chica'.

Alguns dos mortos vestiam roupas militares camufladas com coletes à prova de balas e equipamento tático.

Atualmente, o Cartel do Golfo mantém o controle dessa área, que é fortemente assediada por integrantes do Cartel do Nordeste, uma cisão do grupo Los Zetas.

O estado de Tamaulipas, que faz fronteira com os Estados Unidos, é uma das regiões mais perigosas do México e onde frequentemente acontecem confrontos entre os cartéis, e entre estes e as forças de segurança. EFE