Topo

EUA vinculam apoio à reconstrução da Síria à retirada do Irã

10/01/2019 16h59

Cairo, 10 jan (EFE).- O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou nesta quinta-feira no Cairo que os Estados Unidos não contribuirão para a reconstrução da Síria depois da guerra enquanto o Irã mantiver forças no país árabe.

"Não apoiaremos a reconstrução da Síria até que as tropas do Irã se retirem", disse Pompeo em discurso na Universidade Americana do Cairo, no qual analisou a política do seu país no Oriente Médio.

Em seu discurso, Pompeo foi muito crítico com o papel do Irã na Síria e em outros países da região, e com grupos aliados de Teerã como a milícia xiita libanesa Hezbollah, que também participa do conflito a favor do presidente sírio, Bashar al Assad.

Pompeo fez estas declarações durante sua escala no Egito no marco de uma viagem por nove países do Oriente Médio na qual está explicando a seus aliados a decisão do presidente Donald Trump de retirar as tropas americanas da Síria, anunciada em meados de dezembro.

No discurso de hoje, Pompeo ressaltou que "é a hora" de retirar as tropas da Síria, embora tenha prometido que Washington seguirá contribuindo para a guerra contra o terrorismo.

Além disso, reiterou que a campanha militar dos EUA na Síria acabou com 99% do chamado "califado", que o grupo terrorista Estado Islâmico estabeleceu em 2014 nos territórios que controlava nesse país e no Iraque. EFE