Irã confirma detenção de cidadão americano
Teerã, 10 jan (EFE).- O Ministério das Relações Exteriores do Irã confirmou nesta quinta-feira que um cidadão americano foi detido há meses na cidade de Mashhad (nordeste), embora não tenha revelado as acusações que pesam sobre ele.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Bahram Qasemi, afirmou que o americano, chamado Michael White, foi detido "há algum tempo" e que notificou o caso poucos dias depois à Seção de Interesses dos Estados Unidos em Teerã.
"O expediente está sendo investigado pelas autoridades competentes e será publicado quando finalizar o processo", disse Qasemi, segundo informou nas últimas horas a agência oficial "IRNA".
Vários veículos de imprensa americanos informaram nesta semana que White, um veterano da Marinha americana de 46 anos, foi detido em julho e que suas condições são ruins, já que se encontra detido com criminosos perigosos.
O porta-voz de Ministério de Relações Exteriores iraniano rejeitou estas acusações, apontando que são "mentiras sem fundamento" e que os veículos de imprensa americanos exageraram nas condições da detenção de White.
O Irã prendeu vários americanos nos últimos anos, assim como outras pessoas com dupla nacionalidade, por exemplo iraniana-britânica, acusados de espionagem.
O presidente americano, Donald Trump, advertiu no ano passado ao Irã que se não libertasse seus cidadãos detidos injustamente, enfrentaria "sérias consequências".
As relações entre Washington e Teerã pioraram desde a chegada de Trump à Presidência, que em maio decidiu retirar seu país do acordo nuclear multilateral de 2015 e voltar a impor sanções ao Irã. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.