Topo

Índia cria útero com 10 mil absorventes para alertar sobre higiene menstrual

11/01/2019 12h12

Nova Délhi, 11 jan (EFE).- Os participantes de um congresso de ginecologia na Índia criaram um útero composto de mais de 10 mil absorventes para ajudar a conscientizar sobre a higiene menstrual em um país onde milhões de mulheres não têm acesso a estes produtos, o que rendeu um recorde no Guinness Book.

O lema do Congresso de Obstetrícia e Ginecologia 2019 (AICOG) na Índia é "a saúde da mulher, a riqueza do país", uma mensagem que quiseram transferir de forma "única" através de um desenho de um útero gigante de cor rosa, informou nesta sexta-feira a AICOG em comunicado.

A figura, construída na noite de quarta-feira na cidade de Bangalore, mede 1.078 metros e foi composta por 10.105 absorventes, que serão agora doados a quatro escolas femininas.

O desenho foi agraciado por ser a linha de absorventes mais longa já criada, segundo os organizadores.

A presidente do comitê organizador do evento, a médica Hema Divakar, afirmou que a iniciativa servirá para dar o tiro de largada à "necessária" mudança de mentalidade da sociedade com relação à higiene menstrual, de acordo com a nota.

Não existe consenso sobre quantas mulheres carecem de acesso aos absorventes no país asiático, alguns estudos falam de números altos como 88%.

Segundo a última Pesquisa de Saúde Familiar realizada pelo Governo, 47% das mulheres rurais utilizam produtos "seguros" de higiene menstrual, uma taxa que chega a 77% em entornos urbanos.

A ONG indiana Fundação Myna Mahila estima que 320 milhões de indianas não têm acesso aos absorventes.

Na Índia, as mulheres são vetadas em templos, cozinhas e inclusive em suas próprias casas durante os dias de menstruação porque são consideradas "impuras", o que também lhes impede de manipular alimentos e em alguns casos são obrigadas a dormir fora das casas. EFE