Topo

Opositor Fayulu afirma que venceu eleições na RDC com 61% de votos

11/01/2019 15h01

Kinshasa, 11 jan (EFE).- O opositor Martin Fayulu, oficialmente derrotado nas eleições presidenciais da República Democrática do Congo (RDC), afirmou nesta sexta-feira que ganhou o pleito com 61% dos votos e anunciou que vai recorrer dos resultados diante da Corte Constitucional.

Segundo os dados de sua coalizão Lamuka, Fayulu teria obtido 61% dos votos frente aos 18% do também opositor Félix Tshisekedi, declarado vencedor pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) do país.

Fayulu prometeu apresentar amanhã um recurso diante do Tribunal Constitucional, que por sua vez disporá de uma semana para proclamar os resultados definitivos ou, inclusive, anular o processo eleitoral.

Segundo os resultados provisórios de 10 de janeiro, Tshisekedi teria obtido 38,57% dos votos.

Estes números são questionados também pela influente Conferência Episcopal Nacional do Congo (CENCO), entidade que afirmou ontem que seus números - recompilados por mais de 40 mil observadores - também não correspondiam com os divulgados pela CENI.

Já a União Europeia pediu hoje à CENI que publique as atas de apuração de cada colégio eleitoral a fim de apaziguar estas divergências, enquanto os Estados Unidos manifestaram que esperam "um esclarecimento" a respeito.

A taxa de participação nestas esperadas eleições - realizadas em 30 de dezembro com dois anos de atraso - ficou em 47,56%, depois que mais de 18 milhões de congoleses foram às urnas.

Esta votação esteve marcada por vários erros técnicos, como problemas nas máquinas de votação e falta de nomes em algumas listas eleitorais, além de atrasos na abertura de colégios em redutos da oposição.

As eleições poderiam ser a primeira transferência de poder pacífica na RDC, o maior país da África Subsaariana, desde sua independência em 1960. EFE