Topo

Su Tseng-chang é confirmado como novo primeiro-ministro de Taiwan

11/01/2019 03h52

Taipé, 11 jan (EFE).- A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, nomeou nesta sexta-feira, como novo primeiro-ministro do país, Su Tseng-chang, - que já ocupou o cargo entre 2006 e 2007 - após as renúncias de Lai Ching-te e de todos os membros do governo, motivadas pelo desastre eleitoral sofrido pelo governante Partido Progressista Democrático (PPD).

A agência estatal "CNA" já havia antecipado que Su seria o novo premier, algo que a presidente oficializou hoje, durante um pronunciamento em que estiveram presentes o novo primeiro-ministro e seu antecessor.

Lai Ching-te anunciou ontem à noite seu pedido de renúncia, confirmado hoje, após o Conselho de Ministros extraordinário onde todo o governo também renunciou.

A saída já era esperada em Taiwan, país onde normalmente os primeiros-ministros renunciam após uma derrota eleitoral do seu partido.

Segundo analistas taiwaneses, a nomeação de Su Tseng-chang serviria para reforçar as chances de reeleição de Tsai no pleito de 2020, contribuindo com sua experiência e apoio dentro do partido no poder.

O PPD sofreu uma contundente derrota nas eleições locais disputadas em novembro do ano passado, o que desencadeou disputas internas e críticas de setores independentistas radicais a uma possível candidatura presidencial de Tsai em 2020.

Espera-se que o vice primeiro-ministro seja Chen Chi-mai, o candidato a prefeito derrotado na cidade de Kaohsiung, segundo informações publicadas nesta semana pelo jornal "Ziyou Shibao".

Su foi nomeado primeiro-ministro em 2006 pelo então presidente Chen Shui-bian, mas renunciou ao cargo em 2007 para concorrer às eleições presidenciais de 2008, que perdeu diante de Ma Ying-jeou, do Partido Kuomintang. EFE