Vice-presidente chinês pede diálogo e respeito na relação com os EUA
Pequim, 11 jan (EFE).- O vice-presidente da China, Wang Qishan, afirmou que o respeito mútuo e resolução de diferenças através do diálogo são fundamentais para o desenvolvimento "saudável e estável" das relações entre seu país e os Estados Unidos, informa a agência estatal de notícias "Xinhua".
Foi assim que Wang se pronunciou durante uma cerimônia em homenagem ao 40º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas oficiais entre China e EUA, ativas desde 1º de janeiro de 1979, quando Washington decidiu mudar seu reconhecimento de Taipei para Pequim.
"China e EUA devem respeitar mutuamente sua soberania e seus interesses de segurança e desenvolvimento, assim como tramitar adequadamente e controlar as diferenças através do diálogo e consultas. Isto é importante para o desenvolvimento saudável e estável das relações bilaterais", apontou o líder.
Na opinião de Wang, as relações entre os dois países foram forjadas ao longo destes anos, apesar das "diferenças", conseguiram conquistas "inimagináveis há quatro décadas" que fomentaram "a paz mundial, estabilidade e prosperidade".
Agora que a relação entre as duas potências não passa pelo seu melhor momento, o vice-presidente chinês considera que é preciso "ter em mente as aspirações originais do estabelecimento de relações diplomáticas e respeitar os fundamentos da coordenação, cooperação e estabilidade".
"As duas partes deveriam respeitar umas às outras e buscar pontos comum enquanto apartam as diferenças e aderem aos importantes consensos alcançados pelos líderes dos dois países", acrescentou Wang Qishan.
Os laços entre Pequim e Washington estão passando por um período de tensão devido à guerra comercial entre as potências, embora equipes de negociação dos dois países se reuniram em Pequim, no início desta semana, e, embora nenhum acordo tenha sido anunciado, concordaram em seguir em contato. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.