Topo

Explosão em Paris deixa 36 feridos, 12 em estado grave

12/01/2019 10h33

Paris, 12 jan (EFE).- Pelo menos 12 pessoas ficaram gravemente feridas e outras 24 também foram afetadas pela explosão causada por um vazamento de gás neste sábado em uma padaria no centro de Paris, informaram fontes oficiais.

Um porta-voz dos bombeiros, Eric Moulin, explicou em entrevista à imprensa que dos cinco feridos em estado crítico dois são bombeiros.

Segundo o promotor da República de Paris, Rémy Heitz, os primeiros indícios apontam a uma origem "acidental" da explosão, produzida por um vazamento de gás, embora pediu "prudência" até o esclarecimento total das causas do incidente.

"Primeiro houve um vazamento de gás e chegaram os bombeiros para atendê-lo. Depois aconteceu a explosão que provocou o incêndio conseguinte", explicou à imprensa Heitz, o que explicaria o número de bombeiros feridos.

O ministro francês do Interior, Christophe Castaner, tinha alertado previamente que o balanço de vítimas pela explosão iria ser "forte e grave".

Castaner, que compareceu ao lugar do fato junto ao primeiro-ministro, Édouard Philippe, explicou que mais de 200 bombeiros e uma centena de polícias se mobilizaram após a explosão, que qualificou de "espetacular".

Os edifícios próximos sofreram grandes danos materiais e tiveram que ser desalojados por motivos de segurança, da mesma forma que os vários hotéis que há no bairro, um dos mais turísticos da capital francesa. EFE