Jovem saudita que fugiu da família chega ao Canadá após conseguir asilo

A jovem Rahaf Mohammed al Qunun, que deixou há uma semana a Arábia Saudita para pedir refúgio após renegar o islã e fugir de sua família, chegou neste sábado a Toronto, depois que o Canadá lhe concedeu asilo.
Rahaf apareceu por volta das 10h30 (horário local, 12h30 de Brasília) na área de desembarque do aeroporto de Toronto sorridente e acompanhada pela ministra das Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland.
A jovem veio de Bangcoc, onde passou uma semana escondida em um hotel para evitar ser repatriada contra a sua vontade à Arábia Saudita. Para chegar a Toronto, ela fez uma escala em Seul, após o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur) garantir sua proteção e o Canadá lhe oferecer asilo.
Abraçando Rahaf, Chrystia declarou que a jovem saudita estava cansada depois de uma longa viagem e que ela não faria declarações à imprensa.
A ministra canadense também disse que a própria Rahaf pediu para aparecer brevemente diante das câmeras logo após chegar ao aeroporto de Toronto.
"Ela queria que os canadenses vissem que chegou. É uma jovem mulher muito corajosa que sofreu muito", explicou Chrystia.
Rahaf acusou seu pai de abusar dela fisicamente e de tentar forçá-la a se casar com um homem escolhido por sua família.
A jovem de 18 anos disse que temia por sua vida se fosse repatriada à Arábia Saudita. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.