Topo

FBI investigou se Trump atuava "secretamente" para a Rússia, diz jornal

Reuters
Imagem: Reuters

Em Washington

12/01/2019 01h42

O FBI iniciou uma investigação para determinar se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atuava "secretamente" com a Rússia, depois que Trump demitiu o então diretor do órgão, James Comey, informou nesta sexta-feira (11) o jornal "The New York Times".

De acordo com o jornal, que cita de maneira anônima ex-funcionários do FBI e outras fontes ligadas à suposta investigação, a cúpula da agência de inteligência estava "preocupada com" o comportamento de Trump após a demissão de Comey.

"Eles estavam tão preocupados com o comportamento do presidente que começaram a investigar se ele estava trabalhando em nome da Rússia contra os interesses dos EUA", disse o jornal.

Os investigadores tiveram que considerar se as ações de Trump constituíam uma possível ameaça à segurança nacional dos EUA e tentaram determinar se o presidente estava conscientemente trabalhando para Moscou ou se, inconscientemente, ele havia caído sob sua influência.

O FBI também teria examinado se Trump cometeu obstrução à Justiça com a demissão de Comey, já que o presidente vinculou o funcionário à investigação da chamada "conspiração russa".

O promotor especial Robert Mueller investiga, desde maio de 2017, de maneira independente ao governo, as possíveis ligações entre membros da campanha de Trump e a Rússia. As agências de inteligência acusam os russos de terem interferido nas eleições de 2016 a favor do candidato republicano. Também é investigado o suposto crime de obstrução à justiça.

As fontes do "NYT" afirmaram que a preocupação do FBI aumentou quando o ex-espião britânico Christopher Steele recolheu informações comprometedoras sobre Trump, afirmando que a inteligência russa tinha entrado em contato com ele tendo como objetivo chantageá-lo no futuro e conseguir seu apoio em diversos assuntos de política externa.