Topo

Israel bombardeia infraestruturas subterrâneas do Hamas em Gaza

13/01/2019 05h53

Jerusalém, 13 jan (EFE).- O exército israelense bombardeou na noite de sábado duas infraestruturas subterrâneas do movimento islamita Hamas em Gaza, em resposta ao lançamento de um projétil que milícias palestinas dispararam da Faixa contra Israel.

"O Hamas é responsável por todos os eventos que ocorrem na Faixa de Gaza e emanam dela", informou um comunicado militar sobre o movimento islamita que governa de fato a Faixa desde que tomou o controle à força em 2007 e que Israel considera uma organização terrorista.

Segundo fontes de segurança palestinas no enclave sob bloqueio, os aviões de guerra israelenses dispararam mísseis ar-terra contra vários alvos, como locais de treinamento e postos de vigilância do braço armado do Hamas.

De acordo com as mesmas fontes, a artilharia israelense postada na fronteira do enclave também disparou vários projéteis contra postos de observação perto da divisória.

Por sua parte, os serviços paramédicos palestinos não registraram feridos.

O disparo do projétil da Faixa aconteceu depois que nesta sexta-feira Israel bombardeou alvos militares do Hamas em resposta aos incidentes na fronteira durante os protestos semanais maciços de Gaza, que ocasionaram a morte de uma mulher palestina por fogo israelense.

O exército de Israel informou que os palestinos lançaram granadas e artefatos contra as tropas posicionadas na fronteira durante as marchas, e que atacou instalações militares do Hamas em Gaza "como resposta".

O Egito e a ONU intermedeiam nas negociações indiretas entre Israel e Hamas, e devolveram uma relativa calma à fronteira, mas recentemente foram registrados pelo menos três lançamentos de projéteis que a aviação israelense respondeu com bombardeios.

A tensão também cresceu ontem à noite na cidade cisjordaniana de Ramala, onde as forças israelenses realizaram uma batida "contra atividades terroristas, incluindo a compilação de informação", na área central da cidade, que derivou em enfrentamentos com jovens locais.

Ramala, sede da Autoridade Nacional Palestina (ANP), está situada na área A designada pelos Acordos de Oslo, sob completo controle de segurança e administrativo palestino, e as entradas do exército israelense, que não são frequentes, devem ser coordenadas entre ambos. EFE