Topo

Ataque terrorista em complexo hoteleiro na capital do Quênia deixa 6 mortos

15/01/2019 18h32

Nairóbi, 15 jan (EFE).- Pelo menos seis pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas nesta terça-feira em um ataque terrorista cometido dentro de um complexo hoteleiro em Nairóbi, capital do Quênia.

Cinco das mortes ocorreram em um restaurante, quando um carro-bomba explodiu com um suicida, que também morreu, segundo pôde constatar um fotógrafo da Agência Efe que viu os corpos caídos sobre as mesas do estabelecimento.

Uma sexta vítima não resistiu às lesões no hospital M.P. Shah, que recebeu cinco feridos, segundo a parlamentar Esther Passaris, que pediu doações de sangue à população, já que "as reservas sempre são baixas".

O Hospital Nacional Kenyatta recebeu quatro sobreviventes do ataque, que estão em situação estável, dois deles com ferimentos de bala no tórax e no abdômen.

No Hospital Avenue, em Parklands, pelo menos uma mulher dos 16 feridos admitidos foi operada em estado crítico, após ter recebido quatro tiros no abdômen, de acordo com a imprensa local. Dos 30 feridos, quatro foram tratados no Hospital Aga Khan e outro no de Nairóbi.

Os fatos ocorreram a partir das 15h (horário local; 10h em Brasília), quando aconteceu uma explosão em frente a uma agência bancária dentro do complexo, seguida de outra detonação de um suicida no luxuoso hotel DusitD2, segundo a polícia.

O grupo jihadista Al Shabab, da Somália, reivindicou a autoria do ataque - através do porta-voz Ali Dheere - em mensagem veiculada em sua emissora de rádio "Andalus" e afirmou: "Os não muçulmanos são nossos alvos e vamos matá-los onde se esconderem de nós". EFE