Topo

Começa na Índia o Kumbh Mela, a maior congregação religiosa do mundo

15/01/2019 05h16

Nova Délhi, 15 jan (EFE).- O festival hindu de Kumbh Mela, a maior e uma das mais antigas congregações religiosas do mundo, começa nesta terça-feira na cidade de Allahabad, no leste da Índia, para receber milhões de pessoas que mergulham nas míticas águas de seus rios se livrar dos pecados.

Com o amanhecer, várias dezenas de milhares de pessoas mergulharam na confluência dos sagrados rios Ganges e Yamuna e o mítico rio Sarasvati com a crença de que um mergulho nas águas sagradas pavimentará o caminho para sua salvação e os livrará dos pecados.

O Kumbh Mela, que nesta ocasião é celebrada em Allahabad, recentemente mudou de nome para Prayagraj, acontece no meio de um complexo desdobramento de segurança e logística para dezenas de milhões de peregrinos de todo o país nos próximos 48 dias.

Este município é uma das quatro cidades indianas onde, segundo a crença hindu, caiu uma gota de néctar da imortalidade de uma vasilha disputada por deuses e demônios.

A partir dessa batalha mitológica nasceu o festival Kumbh Mela, que além de Allahabad, é celebrado em anos alternados em Haridwar, Nasik e Ujjain, as outras cidades banhadas pelas gotas de néctar.

Os banhos sagrados coincidem com o deslocamento do Sol em direção a Capricórnio, um movimento que simboliza o começo do fim do inverno.

"A administração do Kumbh Mela se organizou para que a multidão possa banhar-se pacificamente e também foi realizado um grande esquema de segurança para as procissões dos campos até os ghats, onde eles tomarão os banhos", informou o governo da Índia em comunicado.

As autoridades esperam que cerca de 12 milhões de peregrinos e turistas visitem o local no primeiro dia. EFE