EUA ampliam missão militar em fronteira com México até o fim de setembro
Washington, 15 jan (EFE).- O Departamento de Defesa dos Estados Unidos aprovou, nesta terça-feira, prorrogar até o dia 30 de setembro a missão das tropas enviadas para a fronteira com o México, em resposta à chegada das caravanas de milhares de migrantes da América Central nos últimos meses.
O Pentágono anunciou que o secretário interino de Defesa, Patrick Shanahan, aprovou hoje a extensão da missão de apoio às autoridades do Departamento de Segurança Nacional (DHS, sigla em inglês), conforme solicitado por essa agência do governo americano.
O Exército desdobrou cerca de 5,6 mil militares na fronteira com o México, divididos entre os estados do Texas (2,4 mil), Arizona (1,4 mil) e Califórnia (1,8 mil).
Este desdobramento havia sido previamente autorizado até o próximo dia 31 de janeiro pelo anterior secretário de Defesa, Jim Mattis, que deixou o cargo no último dia de 2018.
A missão dessas tropas é fornecer apoio logístico ao DHS e ao Serviço de Alfândegas e Proteção das Fronteiras (CBP, sigla em inglês) para impedir a entrada de imigrantes ilegais no país.
O envio de soldados regulares na fronteira sul dos EUA foi uma decisão da Casa Branca, anunciada em outubro do ano passado, a poucos dias das eleições legislativas, que aconteceram no início de novembro. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.