Novo enviado da ONU para a Síria chega a Damasco para primeira visita
Beirute, 15 jan (EFE).- O novo enviado da ONU para a Síria, Geir Pedersen, chegou nesta terça-feira a Damasco em sua primeira visita desde que foi designado para o cargo, em substituição a Steffan de Mistura.
"O enviado especial da ONU, Geir Pedersen, chegou a Damasco e espera reuniões produtivas aqui", segundo foi publicado no Twitter do enviado, sem dar mais detalhes.
Espera-se que Pedersen aborde com os líderes sírios o processo para a Constituição síria, um tema que não foi tratado por De Mistura, que deixou o cargo no final de novembro após mais de quatro anos tentando, sem sucesso, de mediar um fim negociado para o conflito no país árabe.
Até o momento, não foi informada a duração da visita e nem os pontos oficiais que serão discutidos na agenda.
A composição de um comitê constitucional na Síria foi o maior obstáculo de De Mistura no último ano de seu mandato, pois tinha que buscar que as partes envolvidas chegassem a um acordo sobre os membros deste órgão.
Tal comitê deveria ser composto por 150 pessoas, um terço nomeado pelo Governo sírio, outro pela oposição e um terceiro por personalidades designadas pela ONU, ao qual se opôs reiteradamente a Síria.
Pedersen é o quarto enviado especial das Nações Unidas para a Síria desde que começou a guerra em 2011. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.