Topo

Província argentina de Jujuy registra caso positivo de hantavírus

15/01/2019 13h39

Buenos Aires, 15 jan (EFE).- O Ministério da Saúde de Jujuy, província do norte da Argentina, confirmou nesta terça-feira que foi registrado o primeiro caso positivo de hantavírus, doença que já provocou dez mortes por um surto surgido na província de Chubut, ao sul do país.

O órgão provincial afirmou no Twitter que Jujuy se encontra em uma zona "endêmica" e que a cada ano são registrados casos de hantavírus, que nessa província costumam ser transmitidos "pela aspiração da urina de ratos infectados, ao contrário do sul onde, além desta forma de transmissão, o contato com pessoas infectadas também causa a doença".

Desde o Ministério da Saúde de Jujuy acrescentaram que uma equipe de epidemiologia está "realizando a pesquisa pertinente para a coleta dos dados que faltam".

Até o momento, a epidemia de hantavírus surgida na cidade de Epuyén provocou dez mortes, uma delas de uma chilena, e outras dez pessoas foram internadas.

O secretário de Saúde da Argentina, Adolfo Rubinstein, manifestou ontem em entrevista à "Rádio Mitre" que há suspeitas de que o surto de hantavírus de Epuyén seja uma "mutação", já que é possível o "contágio inter-humano".

Originalmente, o hantavírus é transmitido pelo contato com a urina, saliva e excrementos de roedores infectados com tal vírus.

Rubinstein afirmou que estão sendo tomadas todas as medidas de biossegurança, embora tenha admitido que "sempre existe o risco de uma expansão da epidemia". EFE