Topo

Israel diz que EUA apresentarão plano de paz depois das eleições de abril

16/01/2019 17h16

Nova York, 16 jan (EFE).- Israel espera que os Estados Unidos não apresentem o seu novo plano de paz para o Oriente Médio antes das eleições gerais que o país realizará em abril, segundo disse nesta quarta-feira o embaixador israelense na ONU, Danny Danon.

Em encontro com jornalistas, Danon explicou que, após fazer contatos com os EUA, o governo israelense sabe que o plano não será divulgado antes do pleito.

"Penso que é uma decisão inteligente porque não queremos que se transforme no assunto das eleições", afirmou o diplomata.

Esse novo calendário contrasta com o que o próprio Danon previa em novembro do ano passado, quando disse que a ideia dos EUA era apresentar o plano no início deste ano, antes do início da campanha eleitoral em Israel.

O esperado plano americano, descrito por Donald Trump como "o Pacto do Século", foi preparado pelo assessor e genro do presidente, Jared Kushner, e pelo enviado da Casa Branca para o Oriente Médio, Jason Grenblatt.

As autoridades palestinas, no entanto, já anteciparam que rejeitarão qualquer proposta americana depois das medidas unilaterais do governo Trump, começando pela decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, contra o consenso internacional.

Danon pediu nesta quarta-feira para que os palestinos escutem a proposta e se sentem para negociar e abandonar os "jogos" nas Nações Unidas, como o desejo de se tornar membro de pleno direito da organização.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, garantiu ontem em Nova York que o seu governo buscará esse objetivo, quase impossível de se conseguir porque os EUA têm poder de veto no Conselho de Segurança, que deve dar sinal verde ao movimento. EFE