Jornal diz que soldados turcos estão prontos para operação militar na Síria
Ancara, 16 jan (EFE).- O Exército turco já preparou cerca de 80 mil soldados para uma operação militar na região síria de Manbij, ao leste do Rio Eufrates, afirmou nesta quarta-feira o jornal pró-governo "Yeni Safak".
O Governo turco está há tempos anunciando planos para atacar as milícias curdo-sírias Unidades de Proteção do Popular (YPG), aliadas dos Estados Unidos na luta contra o Estado Islâmico (EI), mas consideradas terroristas por Ancara.
Segundo o jornal, a operação abrangeria uma frente de cerca de 500 quilômetros, com o objetivo de tirar da área os combatentes das YPG.
A ofensiva ainda contaria com uma segunda fase.
Nos últimos dias, os EUA, que anunciaram a retirada de suas tropas da Síria, propôs a Ancara a criação de uma "faixa de segurança" de 32 quilômetros ao longo de sua fronteira e em território sírio, como alternativa a uma operação militar turca.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou ontem que se os Estados Unidos tomarem o controle do espaço aéreo, a Turquia ficaria a cargo da segurança no terreno.
Tanto o Governo sírio, como a Rússia consideram que todo o território sírio, incluído a área que ocuparia essa "faixa de segurança", deve ficar sob o controle de Damasco, enquanto para as YPG o estabelecimento dessa zona "sob os auspícios da Turquia no norte da Síria" seria "uma declaração de genocídio contra o povo curdo".
Uma faixa sob controle turco de 32 quilômetros obrigaria a milícia curda a se retirar não só das suas duas cidades mais importantes, Al-Qamishli e Kobani, junto a fronteira turca, mas também da maior parte do território densamente povoado por curdos no extremo nordeste da Síria. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.