Topo

Putin abordará tensões no Kosovo durante visita à Sérvia

16/01/2019 16h18

Moscou, 16 jan (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, abordará as atuais tensões no Kosovo durante a sua visita à Sérvia, segundo informou nesta quarta-feira o Kremlin.

"Serão abordados assuntos regionais e internacionais, incluindo, certamente, o problema do Kosovo. É do conhecimento de todos que a situação em torno do Kosovo tem se agravado devido aos provocadores passos dados pelos albano-kosovares", disse Yuri Ushakov, assessor presidencial, a meios de comunicação russos.

Ushakov destacou que a Rússia, que nunca reconheceu a independência kosovar, apoiará qualquer regulação ao problema que seja "mutuamente aceitável" para Belgrado e para Pristina.

"Certamente, partimos do princípio que qualquer decisão deve estar em consonância com o direito internacional", ressaltou Ushakov, qualificando a postura russa como "clara" e "coerente".

A Rússia apoiou desde o início a postura da Sérvia - um país ao qual lhe une centenas de anos laços políticos, culturais e religiosos - de rejeição frontal da soberania kosovar.

Então, Putin advertiu que o reconhecimento de Kosovo abriria "a caixa de Pandora" dos separatismos, após o que Moscou reconheceu naquele mesmo ano (2008) a independência das regiões separatistas georgianas da Abecásia e da Ossétia do Sul.

O Kremlin sustenta que, ao contrário do ocorrido no Kosovo, na península ucraniana da Crimeia, que Moscou anexou em 2014, aconteceu um referendo no qual a grande maioria dos eleitores apoiou a "reunificação" com a Rússia.

Segundo informou o Kremlin, Putin se reunirá amanhã em Belgrado com o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, a quem concederá a ordem Aleksandr Nevski.

Além disso, Putin se reunirá com um dos três líderes da Bósnia e Herzegovina, o sérvio Milorad Dodik. EFE