Topo

Pesquisa indica que May venceria Corbyn se fossem realizadas novas eleições

17/01/2019 15h02

Londres, 17 jan (EFE).- A primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, superaria nas urnas o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, caso fossem convocadas novas eleições, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo jornal "The Times" que revela ainda um grande número de indecisos.

Elaborada pela empresa YouGov sobre uma amostra de 1.701 pessoas entrevistadas entre domingo e segunda-feira, a pesquisa indica que 39% dos eleitores elegeria o Partido Conservador, enquanto 34% apoiaria o Partido Trabalhista.

Em seguida, aparecem o Partido Liberal Democrata, com 11%, e o Partido pela Independência do Reino Unido (UKIP), com 6%.

Sobre a questão de quem seria o melhor primeiro-ministro para o Reino Unido, 36% dos participantes optou por May, 20% por Corbyn e 41% confessou não ter certeza, enquanto 3% preferiu não responder.

Entre os eleitores conservadores, 89% respalda May como a chefe de governo mais apropriada, enquanto 61% dos trabalhistas acredita que Corbyn deve ser o candidato para dirigir o Executivo.

A governante conservadora superou nesta quarta-feira na Câmara dos Comuns uma moção de censura apresentada pelo líder trabalhista, que exige que o governo convoque eleições gerais antecipadas.

May, que governa em minoria, obteve o apoio de todos os deputados conservadores - que se rebelaram contra ela em outras votações -, assim como o dos seus parceiros parlamentares do norte-irlandês Partido Democrático Unionista (DUP), de quem depende para formar maiorias. EFE