Putin chega à Sérvia para abordar cooperação bilateral e situação do Kosovo
Belgrado, 17 jan (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou nesta quinta-feira a Belgrado para abordar com seu homólogo sérvio, Aleksandar Vucic, a cooperação política e econômica entre os dois aliados e também a situação no Kosovo.
Em sua quarta visita ao país desde 2001, Putin foi recebido no aeroporto por Vucic, com quem visitará primeiro um monumento e cemitério dedicado aos soldados do Exército Vermelho e aos partisanos iugoslavos que participaram juntos na libertação de Belgrado da ocupação nazista em 1944.
Depois, será recebido em um ato solene em frente a um edifício governamental no qual acontecerão os encontros.
A previsão é que, durante esta visita oficial, sejam assinados 20 acordos e memorandos de cooperação em diferentes setores, como energia, infraestruturas, digitalização e inovações e no âmbito técnico-militar.
Também está previsto que Putin entregue a Vucic a ordem de Aleksandr Nevski, umas das altas distinções da Rússia, e que visitem a igreja de São Sava em Belgrado, um dos maiores templos ortodoxos do mundo.
A expectativa é que os dois presidentes tratem também do problema do Kosovo, antiga província sérvia que proclamou sua independência em 2008, que a Sérvia não reconhece.
Belgrado tem aberta uma negociação, sob a mediação da União Europeia, para normalizar suas relações com o Kosovo, embora sem reconhecer sua soberania.
A Rússia, que não reconhece a independência de Kosovo, ao contrário das potências ocidentais, representa um grande apoio para a Sérvia nesse sentido na arena internacional.
Sérvia e Rússia, países de população majoritariamente eslava e de religião ortodoxa, mantêm relações de estreita amizade. Belgrado, por exemplo, não aplicou sanções à Rússia pela anexação da região ucraniana da Crimeia.
Por outro lado, a Sérvia está negociando com a União Europeia (UE) seu ingresso no bloco comunitário, uma prioridade da sua política e que espera conseguir em 2025. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.