Topo

Curso em Istambul aconselha mulheres a não tomar sorvete em público

18/01/2019 15h36

Istambul, 18 jan (EFE).- A câmara municipal de Bagcilar, um distrito do lado europeu de Istambul, causou polêmica na Turquia por oferecer cursos de "gestos" nos quais, entre outros, aconselha as mulheres não tomar sorvete em público.

A iniciativa gerou um grande debate nas redes sociais sobre a pressão exercida sobre as mulheres no espaço público.

"Falamos (no curso) de como nossas mulheres devem se comportar de maneira correta", comenta ao jornal "Milliyet" a criadora da atividade, Arzu Arda.

Arzu critica o que considera uma falta de elegância do comportamento das mulheres nas ruas: "Nem sequer sabem entrar e sair do transporte público", queixa-se.

O curso, de duas semanas de duração, identifica como "atitudes indecorosas" para mulheres mascar chiclete e falar por telefone sobre coisas íntimas em público. Além disso, desaconselha a usar maquiagem forte e publicar imagens bebendo nas redes sociais.

Em uma tentativa de orientá-las sobre como se relacionar com homens desconhecidos, a recomendação é que não lhes perguntem se são casados ou se têm filhos.

O islamita Partido de Justiça e Desenvolvimento (AKP), do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que governa o país e também esta câmara municipal de Istambul (entre muitos outros municípios e regiões), defende um papel tradicional da mulher.

Para Erdogan, "uma mulher é, acima de tudo, uma mãe" à qual "não se pode dar independência e liberdade", pois isso "destruiria o conceito de família". EFE