Topo

Kim Yong-chol desembarca nos EUA para encontro com Mike Pompeo

18/01/2019 03h13

Washington, 18 jan (EFE).- O chefe da inteligência da Coreia do Norte, Kim Yong-chol, desembarcou na quinta-feira em Washington para se reunir nesta sexta-feira com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, e possivelmente também com o presidente Donald Trump.

O objetivo de Kim, que chegou à capital americana a partir de Pequim, é tentar estabelecer uma segunda cúpula entre Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

O alto funcionário da Coreia do Norte chegou ontem à noite ao Aeroporto Internacional Washington Dulles, na Virgínia, segundo informou a emissora de TV "CNN".

Ele viajou acompanhado da diretora do Departamento do Frente Unida, Kim Song-hye, que já esteve em Washington com Kim Yong-chol no ano passado, e o diretor-geral do departamento para assuntos americanos do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano, Choe Kang-il.

De acordo com a imprensa, a delegação norte-coreana não tem planos de deixar a capital norte-americana até sábado, o que deixa amplo espaço para a reunião planejada com Pompeo, confirmada por fontes dos EUA para vários meios de comunicação e possivelmente também com Trump.

A Casa Branca não se pronunciou sobre a possibilidade de que Trump, que não tem nenhum ato público em sua agenda nesta sexta-feira, receba o representante norte-coreano.

Kim já esteve em Washington em junho do ano passado, quando entregou a Trump uma carta do líder norte-coreano, em uma visita que serviu para concretizar definitivamente a primeira e histórica cúpula entre os chefes de Estado dos dois países, no mesmo mês, em Singapura. EFE