Kim Yong-chol desembarca nos EUA para encontro com Mike Pompeo
Washington, 18 jan (EFE).- O chefe da inteligência da Coreia do Norte, Kim Yong-chol, desembarcou na quinta-feira em Washington para se reunir nesta sexta-feira com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, e possivelmente também com o presidente Donald Trump.
O objetivo de Kim, que chegou à capital americana a partir de Pequim, é tentar estabelecer uma segunda cúpula entre Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.
O alto funcionário da Coreia do Norte chegou ontem à noite ao Aeroporto Internacional Washington Dulles, na Virgínia, segundo informou a emissora de TV "CNN".
Ele viajou acompanhado da diretora do Departamento do Frente Unida, Kim Song-hye, que já esteve em Washington com Kim Yong-chol no ano passado, e o diretor-geral do departamento para assuntos americanos do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano, Choe Kang-il.
De acordo com a imprensa, a delegação norte-coreana não tem planos de deixar a capital norte-americana até sábado, o que deixa amplo espaço para a reunião planejada com Pompeo, confirmada por fontes dos EUA para vários meios de comunicação e possivelmente também com Trump.
A Casa Branca não se pronunciou sobre a possibilidade de que Trump, que não tem nenhum ato público em sua agenda nesta sexta-feira, receba o representante norte-coreano.
Kim já esteve em Washington em junho do ano passado, quando entregou a Trump uma carta do líder norte-coreano, em uma visita que serviu para concretizar definitivamente a primeira e histórica cúpula entre os chefes de Estado dos dois países, no mesmo mês, em Singapura. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.