Topo

Trump fará anúncio sobre muro com o México e paralisação do governo dos EUA

18/01/2019 22h07

Washington, 18 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que fará amanhã um "grande anúncio" sobre a fronteira com o México, onde quer construir um muro, e o fechamento parcial do governo americano, que está prestes a completar um mês.

"Farei um grande anúncio sobre a Crise Humanitária na nossa Fronteira Sul e o 'shutdown' amanhã à tarde, às 15h (18h em Brasília), ao vivo da Casa Branca", escreveu Trump no Twitter.

Desde 22 de dezembro, 25% do governo federal está paralisado devido ao imbróglio entre Trump e os democratas. O presidente exige que o orçamento para financiar o Executivo inclua US$ 5,7 bilhões para financiar a construção do muro na fronteira com o México, mas a oposição se nega a destinar os recursos para a obra.

A situação afeta órgãos de dez departamentos do governo. Cerca de 800 mil dos 2,1 milhões servidores federais estão sem receber.

Com Trump e os democratas irredutíveis, a crise política se arrasta há semanas sem solução. O presidente rechaçou todas as propostas apresentadas a ele até o mesmo, inclusive as feitas por alguns de seus aliados mais próximos, como um projeto de orçamento organizado pelo senador republicano Lindsey Graham.

O presidente cogitou declarar emergência nacional na fronteira, uma medida que permitiria a realocação de recursos militares para a construção do muro sem aprovação do Congresso, mas teria decidido na última semana que não adotaria esse caminho para financiar a obra.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, não quis confirmar hoje se o presidente descartou a ideia de declarar emergência nacional.

"Ele vai seguir buscando uma solução para acabar com a crise humanitária e de segurança nacional na fronteira", se limitou a dizer Sanders em entrevista coletiva. EFE